Trocando a localização da pasta “Documentos” no Windows 10

publicidade
Gostou? Curta e Compartilhe!
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Depois que troquei o HD do notebook por um SSD, o desempenho melhorou muito, mas como o SSD que comprei era de apenas 240gb, logo ficava com pouco espaço livre e eu tinha que ficar fazendo backups e limpezas frequentes para deixar um espaço razoável livre no disco. E como tenho sempre muitos vídeos no meu notebook, não demora nada para meu SSD ficar sem espaço.

Já que raramente uso o drive de DVD, usei um desses adaptadores de DVD para HD e instalei um HD extra para os dados, assim deixo o SSD exclusivamente para o sistema e transfiro todos os dados para o HD extra.

Logo após a instalação e configuração do HD extra o sistema do notebook ficou assim, SSD cheio (e olha que eu já tinha feito uma limpeza) e o HD extra praticamente vazio.

Logo após a instalação e configuração do HD extra o sistema do notebook ficou assim

Agora eu poderia simplesmente mover os dados para o HD extra, mas como uso as pastas do sistema para manter tudo organizado, preferi transferir a localização dessas para, assim poderia continuar usando elas normalmente, com a diferença de que os dados delas já estariam sendo salvos diretamente no HD extra e não mais no SSD. Eu decidi transferir as pastas ‘Documentos’, ‘Downloads’, ‘Imagens’, ‘Músicas’ e ‘Vídeos’.

Vamos transferir a localização dessas para, assim poderia continuar usando elas normalmente

O processo é bem simples, mas mesmo assim eu fiz backup de todos os meus dados antes de realizar o processo, afinal de contas, cuidado nunca é demais! Primeiro criamos no HD extra as novas pastas para onde vamos transferir os dados e que passarão a ser pastas do sistema.

Criamos no HD extra as novas pastas para onde vamos transferir os dados

Agora faremos o processo de associação à nova pasta e a transferência de dados. Clicando o botão direito do mouse sobre a pasta do sistema (a que atualmente tem os dados e que está no SSD), selecione propriedades e vá até a aba ‘local’. Eu vou fazer o processo com a pasta ‘Documentos‘.

Selecione propriedades e vá até a aba ‘Local'

Na aba ‘Local’ ainda está indicando o local atual da pasta ‘Documentos’. Vamos clicar em ‘Mover’…

Na aba 'Local' ainda está indicando o local atual da pasta ‘Documentos’. Vamos clicar em ‘Mover

… e na janela que se abrirá procuramos a nova pasta (aquela que criamos no HD extra). Selecionamos a pasta e clicamos no botão ‘Selecionar Pasta’.

Selecionamos a pasta e clicamos no botão ‘Selecionar Pasta’.

A nova localização aparecerá no campo de texto. Com a indicação do caminho da nova pasta, vamos clicar em ‘Aplicar’.

Com a indicação do caminho da nova pasta, vamos clicar em ‘Aplicar

Uma mensagem será exibida perguntando se deseja transferir os dados para a nova pasta. Eu optei por transferir, já que minha intenção era esvaziar ao máximo o SSD do sistema.

Mensagem perguntando se deseja transferir os dados para a nova pasta.

A partir daí o sistema vai verificar os dados da pasta e fazer a transferência propriamente dita. O tempo desse processo vai depender da quantidade de dados que tiver na pasta que está sendo transferida. Optando por não transferir os dados, você pode fazer isso depois aos poucos se achar melhor. Terminado o processo, a pasta ‘Documentos’ já estará no novo local e já exibirá o ícone de pasta do sistema.

Nova Pasta documentos já exibirá o ícone de pasta do sistema

Este procedimento deverá ser repetido para cada pasta do sistema que você quiser transferir para uma nova localização. Ao final da transferência da pastas desse tutorial, acabei transferindo a pasta ‘Área de Trabalho’, que inicialmente tinha deixado no local original e tive bastante espaço liberado no meu SSD. Vou acompanhar o desempenho e em breve posto uma avaliação.

Estado dos drivers após transferência das pastas:

Estado dos drivers após transferência das pastas

OBS: Eu fiz backup de todos os meus dados antes de realizar o processo, afinal de contas, cuidado nunca é demais.

Até Mais!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *